JÓIAS, PESSOAS, FASHION, DICAS

domingo, 3 de abril de 2011

COMO SE FORMAM AS PÉROLAS E OS CUIDADOS QUE SE DEVE TER COM ELAS


Todas as pérolas verdadeiras comercializadas pelos joalheiros estabelecidos são “cultivadas”. Ou seja, o homem participa como agente iniciador de sua formação, introduzindo um ou mais núcleos no interior de cada ostra.
Em seguida, as ostras são levadas a seu habitat natural – mares ou lagos – onde permanecem, durante um período que varia de um a três anos, até completarem o ciclo de sua formação. Durante este período, ocorre lenta deposição de camadas muito finas e concêntricas do elemento conhecido como nácar (micro-cristais de aragonita e calcita), responsável pelo brilho e beleza das pérolas.
Em seguida, elas são retiradas, limpas e classificadas para sua utilização em jóias.
Todo este processo, e o alto risco de perda do produto que ele envolve, tornam as pérolas ainda mais valiosas.
As pérolas são muito sensíveis, até mesmo a ácidos fracos, como perfumes. Que cuidados adotar com nossas pérolas?
Basicamente, evitar que elas entrem em contato direto com perfumes e demais produtos químicos, limpá-las delicadamente após o uso, com uma flanela ou algodão macios.
Pode-se também usar sabão neutro e água fria destilada, sem deixar de molho. Depois, enxaguar bem e secar com tecido ou papel macio. Não se devem lavar pulseiras ou colares de pérolas, pois a umidade enfraquece o fio de seda.
Para um brilho extra, friccionar levemente com azeite de oliva ou óleo de amêndoas de boa qualidade.
As pérolas precisam “respirar” e ressentem-se da umidade ou secura excessivas. Guarde-as em locais arejados e nunca envolvidas em sacos plásticos.
Se notar que os fios de seda tornaram-se enfraquecidos, entregue sua peça a seu joalheiro de confiança para que as pérolas sejam recolocadas..
Fonte: Amsterdam Sauer
















ANÉIS AMSTERDAM SAUER

Nenhum comentário:

Postar um comentário