JÓIAS, PESSOAS, FASHION, DICAS

sábado, 12 de outubro de 2013

LUCRÉCIA BÓRGIA


Lucrécia Bórgia nasceu em Roma no ano de 1480, filha do espanhol Rodrigo Bórgia - mais tarde papa Alexandre VI - com Vanozza Cattanei, uma de suas concubinas favoritas.

Além de Lucrécia, Rodrigo e Vanozza tiveram mais três filhos, César (1475) Giovanni (1474) e Gioffre (1481).

O cardeal Bórgia confiou a educação da filha  a uma jovem viúva, Adriana Orsini,que introduziu Lucrécia no conhecimento das artes mais cultas e refinadas. Com Adriana aprendeu latim, grego, italiano, castelhano e francês, bem como música, canto e desenho.

Lucrécia casou-se com Giovanni Sforza em Junho de 1493 por razões políticas mas, diante do desinteresse na aliança por parte do papado, providenciou-se a anulação do casamento por não consumação.

Consta que Lucrécia deu a luz à uma criança em um convento, um ano antes de seu casamento com Afonso de Aragão.

A maternidade não foi comprovada e a paternidade é desconhecida, sendo certo apenas o nascimento de um menino na família Bórgia àquele tempo.

O bebê  foi baptizado como Giovanni, mas é conhecido como o Infante Romano. Em 1501, duas bulas papais foram emitidas sobre a criança. Na primeira, foi reconhecido como filho de César de um caso antes do seu casamento. A segunda bula, contraditória, reconheceu-o como o filho do Papa Alexandre VI.O nome de Lucrécia não é mencionado em qualquer uma delas, e os rumores de que ela era sua mãe nunca foram provados. 

Lucrécia teve um um filho com o novo marido, batizado como Rodrigo, em homenagem a seu pai. Algum tempo depois Afonso de Aragão foi encontrado morto por envenenamento, com rumores não provados da autoria da esposa no assassinato. 

Em 30 de Dezembro de 1501 Lucrécia casa-se com Afonso d´Este filho do poderoso Duque de Ferrara. Com a morte do sogro, em 1505, ela e marido herdaram o ducado de Ferrara.

No mesmo ano, deu à luz a outro filho, Afonso. A criança morreu semanas depois, mas três anos depois o casal teve outro menino, Hércules. Depois deste, vieram outros filhos: Hipólito (1509), Francesco (1516), Alexandre (1514), Eleanora (1515), e Isabel Maria (1519). 

Um ano após a sua nomeação como duquesa, Lucrécia ficou como regente em Ferrara.

Aproveitando a oportunidade mostrou outra simpatia comum de sua família: a vontade de ajudar o povo judeu, criando um édito que proibia terminantemente qualquer tipo de discriminação contra eles.

Lucrécia em Ferrara formou a chamada "Corte das Letras" Para além de escritores e poetas, na sua corte reuniam-se pintores como Ticiano e Veneto, entre outros.

Em 1508, Lucrécia recebeu o humanista Erasmo, vindo a falecer em junho de 1519 por complicações do parto de seu oitavo filho.

Foi uma figura destacada do renascimento, período de grandes acontecimentos culturais intelectuais e políticos. Filha de um homem controverso com muitos inimigos esteve sempre envolvida em boatos e polémicas que nunca foram confirmados. 
Fontes: The Borgias - Lucrezia
aprendemos-vícios e virtudes Lucrécia Bórgia
wikipedia (Imagens)

Presumivel retrato de Lucrécia Bórgia - Bartolomeo Veneto
File:Lucrezia Borgia.jpg
Retrato de uma Mulher por Bartolomeo Veneto, tradicionalmente considerado como de Lucrécia Bórgia
Ficheiro:Bartolomeo Veneto 001.jpg
Possível retrato de Lucrécia Bórgia assumido como sendo de Dosso Dossi

Ficheiro:Dossi dossi, lucrezia borgia, 1518 circa02.jpg

Ficheiro:Pope Alexander Vi.jpg
Papa Alexandre VI (Rodrigo Bórgia)






Nenhum comentário:

Postar um comentário