JÓIAS, PESSOAS, FASHION, DICAS

sábado, 6 de março de 2010

COCO CHANEL & FULCO DI VERDURA




Na década de 30, Fulco Santostefano della Cerda, o Duque de Verdura, foi contratado por Mademoiselle Chanel como designer têxtil da maison. A dupla dividia tanto a fascinação pela joalheria como também, uma visão rebelde. Assim o talento e espírito inovador de Fulco di Verdura foi logo reconhecido, passando a ser o designer responsável pelas bijoux da Chanel.
Fulco di Verdura e Coco Chanel viajaram o mundo em busca de inspirações, visitando exposições e museus, mas foi a arte bizantina que mais os chamou atenção. O uso de pedras coloridas (esmeraldas, safiras e rubis), verniz (esmalte), pérolas e excesso de detalhes, são as características mais marcantes das jóias do Império Bizantino (330–1453). Foi nesse período que o signature motif de Verdura foi criado, a famosa cruz de Malta.
Nascido na Sicilia, Verdura foi muito influenciado pela imagem da cruz de Malta, que era o símbolo dos cavaleiros da Ordem de Malta, ordem militar e hospitalaria cristã dos anos de 1530. Ao mesmo tempo, Coco Chanel tendo passado sua infância e adolescência sendo criada por freiras em um convento, também tinha as imagens de cruz muito presente em sua vida. Com o passar dos anos a dupla fe
Fez inúmeras reinterpretações da cruz de Malta, de colares e broches até seus famosos braceletes de verniz com pedras coloridas em diferentes orientações (na foto sendo usado por Coco Chanel).
Os braceletes largos e pulseiras escravas são o must have da nova estação!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário