JÓIAS, PESSOAS, FASHION, DICAS

domingo, 1 de julho de 2012

APRENDA SOBRE LAPIDAÇÃO DE PEDRAS PRECIOSAS



Lapidação é o processo realizado para garantir o máximo brilho e a beleza extrema nas pedras preciosas. Todas as gemas usadas na joalheria passam por esse processo que é dividido em três categorias: Lapidação por facetas, lisa e mista.

Lapidação por facetas

É utilizada normalmente em gemas transparentes, já que possui pequenas superfícies lisas conferem à gema um maior brilho realçando ainda mais seu jogo de luz. Na maioria dos casos, as lapidações em facetas podem ser subdivididas em três tipos: a lapidação brilhante, lapidação em degraus ou lapidação esmeralda.
Na joalheria o formato mais comum é o brilhante. Esta forma de talhe foi criada especialmente para o diamante e por isso ela é praticamente sinônimo desta gema. As pedras coloridas são comumente lapidadas em degraus, pois esta forma de lapidação valoriza suas cores. Neste caso as várias facetas de bordas paralelas possuem um declive que aumenta conforme se aproxima da “cintura” da gema. Geralmente, a parte inferior desse corte costuma ter mais facetas.
A lapidação esmeralda possui um formato octogonal e foi tão utilizada em esmeraldas que acabou ganhando o nome desta gema, sendo que ela também pode ser empregada em outras pedras preciosas. O anel de noivado da Angelina Jolie é um bom exemplo de lapidação esmeralda em diamantes.
O anel de noivado de Angelina Jolie tem quase 10 quilates em diamantes e a pedra central foi lapidada na forma esmeralda

Lapidação lisa

Pode ser plana ou convexa, tipo a lapidação cabochão (ou cabuchon). A ágata e gemas opacas em geral são as mais comumente lapidadas dessa forma.
A lapidação cabochão é a mais simples e a mais antiga.

Lapidação mista

Este tipo possui duas variedades: ela pode ser feita com a parte superior lisa e a inferior em facetas, ou o inverso.
Modelos de gemas com lapidação mista
Depois de lapidadas as pedras preciosas também ganharão um formato que pode ser: oval, navette (que significa pequeno barco), gota, coração, triangular, quadrática, hexagonal, baguette (retangular ovalada), trapezoidal, french-cut (contorno e mesa quadrática), facetas triangulares, pendeloque (pêra ou gota), pampel (em forma de gota alongada), briolete (forma de pêra com linhas de facetas que se cruzam).
 formas de lapidação mais comuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário