JÓIAS, PESSOAS, FASHION, DICAS

terça-feira, 3 de julho de 2012

TAPETES PERSAS



tapete persa é uma parte essencial da arte e cultura iraniana. Alguns tapetes persas demoram até um ano para ficarem prontos e todos eles são únicos. Nos Estados Unidos e na Europa, estes tapetes tem status de obra de arte e alguns deles até mesmo trazem a assinatura do artista.

O Tapete Persa Pazyrykfull é considerado o tapete persa mais antigo do mundoHistória:

A arte da tapeçaria existe no Irã desde os tempos mais antigos, prova disso é o tapete Pazyrykfull que, segundo especialistas, tem cerca de 2500 anos, sendo considerado o mais antigo do mundo. Durante muito tempo, os tapetes eram utilizados apenas pelos nômades para se aquecer do inverno rigoroso. Mais tarde eles  converteram-se em um meio de expressão artística, sendo que os segredos da tecelagem têm passado de geração em geração.

Fabricação:

Os materiais necessários para a confecção de um tapete persa são: a lã, a seda e o algodão. Cada parte do tapete persa é tradicionalmente feita à mão a partir de ingredientes naturais ao longo de muitos meses.
A lã e a seda são usadas principalmente para o veludo do tapete, e raramente na urdidura que é o conjunto de fios verticais tensionados entre os dois extremos do tear, e a trama que serve para apertar os nós em fileiras paralelas e garantir a solidez do tapete.
O algodão é usado exclusivamente para a urdidura e a trama. Em certos tipos de tapetes,  o veludo da lã é mesclado com um fio de seda. Nos tapetes mais valiosos o veludo é de seda.
Sensacional, este incrível tapete persa de lã e seda sobre seda é uma peça muito refinada, de um design atemporal e delicado que combina com todos os ambientes.Belíssimo tapete persa Tabriz. Uma peça de beleza rara e atemporal que por seus detalhes é encantadora e envolvente.

Desenhos:

Os tapetes persas podem possuir vários tipos de ornamentação que geralmente variam de acordo com o lugar onde foi produzido e as tradicições da tribo. Elas podem ser geométricas, onde o desenho é muito simples e formado pela repetição de um mesmo motivo, ou florais que são resultantes da evolução da arte islâmica, a que pertencem.
Dentro destes desenhos, os tapetes também podem apresentar motivos de campo, de borda e de ornamentação.
Os motivos de campo são a repetição de um desenho em toda a superfície do campo. Os motivos da borda são os que adornam as laterais do tapete. Os motivos de ornamentação são desenhos destinados a completar a ornamentação do campo e a borda.
 Fantástico e muito ornamental, esse rico tapete Gashigai tribal de lã sobre lã é simplesmente maravilhoso. Com a precisão dos detalhes é belíssimo e confirma toda tradição dos tapetes persas.       Tapete Persa Shahrekord Sherkat Garden de lã sobre algodão. Uma bela obra de arte da tapeçaria, onde o contraste das cores tona a peça exótica e chique.

Tipos:

A  classificação para os tapetes persas é baseada nos desenhos, nos tipos de tecidos e na técnica de tecelagem. As categorias são nomeadas a partir das cidades e regiões associadas com cada tipo de motivo.
As mais comuns são:  Abadeh, Ardabil, Bakhtiari, Balúchi, Bijar, Ferghan, Hamadã, Heris, Isfahan, Joshaghan, Kashan, Kerman, Lorestão, Mashhad, Meshkinshahr, Nain, Sanandaj, Sarab, Saraband, Sarouk, Qom, Tabriz, Teerã, Varamin, Xiraz, Yazd.
Com detalhes que refletem sua preciosa origem, este belíssimo tapete Persa Nain especial, é uma peça de extremo bom gosto e beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário