JÓIAS, PESSOAS, FASHION, DICAS

domingo, 29 de abril de 2012

FONDUE


Fondue (fundida) é um prato de origem Suíça, normalmente à base de queijo aquecido sobre uma lamparina, também conhecida como espiriteira ou rechaud, ou outra fonte de calor pouco intenso e do qual as pessoas se servem diretamente. (Wikipédia)
Com o tempo, novas receitas de fondue foram surgindo, com pães, carnes, frutas, preparado com chocolate e outros. Os acompanhamentos são mergulhados na fondue com um garfo especial antes de serem consumidos. É bem simples de preparar, sendo um prato ótimo para reunião da família ou amigos. Lembrando que o fondue com um bom vinho, formam uma dupla perfeita.
Fondue Neuchâteloise – Preparado com queijo Gruyere derretido no vinho branco e brandy e perfumado com alho, servido com pão italiano, batata calabresa, ovos de codorna, cogumelo paris e mini-legumes.
A versão mais conhecida para o surgimento da fondue conta que, para evitar a perda de queijo produzido em excesso, os camponeses suíços da Idade Média passaram a derreter as sobras em um grande caldeirão, com um pouco de álcool para melhorar a conservação. Durante o preparo desse creme, havia o hábito de experimentar a mistura com pedaços de pão para testar o tempero.
Fondue de chocolate e vinho.
Ingredientes: 400g de chocolate ao leite em barra, 100g de chocolate meio-amargo, 1 lata de creme de leite light, 1 cálice de licor de Amarula, frutas picadas ( banana, morango, kiwi, marshmallow).

Nenhum comentário:

Postar um comentário