História:
A arte da tapeçaria existe no Irã desde os tempos mais antigos, prova disso é o tapete Pazyrykfull que, segundo especialistas, tem cerca de 2500 anos, sendo considerado o mais antigo do mundo. Durante muito tempo, os tapetes eram utilizados apenas pelos nômades para se aquecer do inverno rigoroso. Mais tarde eles converteram-se em um meio de expressão artística, sendo que os segredos da tecelagem têm passado de geração em geração.
Fabricação:
Os materiais necessários para a confecção de um tapete persa são: a lã, a seda e o algodão. Cada parte do tapete persa é tradicionalmente feita à mão a partir de ingredientes naturais ao longo de muitos meses.
A lã e a seda são usadas principalmente para o veludo do tapete, e raramente na urdidura que é o conjunto de fios verticais tensionados entre os dois extremos do tear, e a trama que serve para apertar os nós em fileiras paralelas e garantir a solidez do tapete.
O algodão é usado exclusivamente para a urdidura e a trama. Em certos tipos de tapetes, o veludo da lã é mesclado com um fio de seda. Nos tapetes mais valiosos o veludo é de seda.
Desenhos:
Os tapetes persas podem possuir vários tipos de ornamentação que geralmente variam de acordo com o lugar onde foi produzido e as tradicições da tribo. Elas podem ser geométricas, onde o desenho é muito simples e formado pela repetição de um mesmo motivo, ou florais que são resultantes da evolução da arte islâmica, a que pertencem.
Dentro destes desenhos, os tapetes também podem apresentar motivos de campo, de borda e de ornamentação.
Os motivos de campo são a repetição de um desenho em toda a superfície do campo. Os motivos da borda são os que adornam as laterais do tapete. Os motivos de ornamentação são desenhos destinados a completar a ornamentação do campo e a borda.
Tipos:
A classificação para os tapetes persas é baseada nos desenhos, nos tipos de tecidos e na técnica de tecelagem. As categorias são nomeadas a partir das cidades e regiões associadas com cada tipo de motivo.
As mais comuns são: Abadeh, Ardabil, Bakhtiari, Balúchi, Bijar, Ferghan, Hamadã, Heris, Isfahan, Joshaghan, Kashan, Kerman, Lorestão, Mashhad, Meshkinshahr, Nain, Sanandaj, Sarab, Saraband, Sarouk, Qom, Tabriz, Teerã, Varamin, Xiraz, Yazd.
Nenhum comentário:
Postar um comentário