ANA BOLENA foi rainha da Inglaterra de 1533 a 1536, segunda esposa do Rei Henrique VIII, da Inglaterra.
Mãe da rainha Elisabeth I.
Seu casamento com Henrique VIII foi polêmico, do ponto de vista político e religioso, e resultou na criação da Igreja Anglicana, com rompimento com o Vaticano. A ascensão e queda de Ana Bolena, considerada a mais controversa rainha consorte da Inglaterra, inspiraram inúmeras biografias e obras ficcionais, como o seriado The Tudors.
Era filha de Sir Tomas Bolena e Lady Elizabeth Howard, e, portanto, mais aristocrática que Jeanne Seymor e Catarina Parr, duas das subseqûentes esposas de Henrique VIII.
Ela foi educada na França, principalmente como dama de companhia da rainha Claudia, esposa de Francis I.
Voltou para a Inglaterra em 1522, guiada pelo objetivo de conquistar o rei - na época amante de sua irmã MARIA, com o auxílio de seu pai.
Dois anos mais tarde, seduziu totalmente Henrique VIII, fazendo com que fosse anulado seu casamento com Catarina de Aragão.
Quando tornou-se claro que o Papa Clemente VII não aceitaria o divórcio de Henrique e Catarina, com o claro incentivo de Ana Bolena e dos luteranos iniciou-se a ruptura religiosa entre a igreja católica e a Inglaterra, resultando na criação da Igreja ANGLICANA.
O Arcebispo de York, Thomas Wolsey, foi destituído de seu posto em 1529 por não ter sido bem sucedido em sua tentativa de conseguir o divórcio e anulação do casamento do rei.
O casamento de Ana Bolena com o rei ocorreu em janeiro de 1533 e em maio daquele ano Henrique conseguiu a anulação de seu casamento com Catarina, que morreu na tristeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário