Se é de familia,conta da antiguidade e do brilho dessa família.
Se foi recém comprada fala de enriquecimento.
Se é falsa, revela um desejo e uma impossibilidade.
Se é excessiva,entrega o exibicionismo.
Quando um homem dá uma joia de presente a uma mulher , diz que seu amor é superior ao seu apego ao dinheiro . E através da joia ganha, a mulher anuncia seu poder de seduçao.
Mas a joia dada por um homem tem poder de ricochete : Ao brilhar na mulher, faz brilhar o homem que a comprou.
Quando uma mulher se dá uma joia de presente,escancara o seu amor por si mesma. Ao contrario do que se diz, a joia é tudo , menos fútil.
Comprar uma joia não é o mesmo que comprar uma roupa,ainda que custe uma fábula. Não é o mesmo que comprar um carro. O carro envelhece e tem de ser trocado. A joia ao contrario é eterna, o tempo só lhe acrescenta beleza e valor.
Uma joia se transmite, se passa aos descendentes. A joia é antecipação de festa, um bem, no sentido mais amplo da palavra. Nem se olha para as joias como se olha para qualquer outra coisa . A joia é um trabalho de arte realizado com matérias preciosas...e se tiver pedras contém um milagre da natureza. Uma joia com perola não é o mar ,mas o mar está ali ,na gota irisada.
O que foi mesmo que Ali Babá encontrou na gruta depois de dizer : Abre-te Sesamo ?
E o que é que se beija na mão do bispo ?
Joia é historia, amor e valor no mais amplo sentido da palavra.
Adaptado de cronica de Marina Colassanti ou Colasanti (http://vancoxdesign.blogspot.com.br/2012/07/uma-joia-e-muito-mais-do-que-apenas-um.htm)
Nenhum comentário:
Postar um comentário