JÓIAS, PESSOAS, FASHION, DICAS

domingo, 5 de maio de 2013

THE GREAT GATSBY, O GRANDE ROMANCE AMERICANO...


The Great Gatsby é um romance escrito pelo autor americano F. Scott Fitzgerald publicado pela primeira vez em 1.925, justamente durante a Belle Époque.
A história passa-se em Nova Iorque e em Long Island o verão de 1922, e é uma crítica ao "sonho americano", quando a sociedade americana vivia nível sem precedentes de prosperidade, assim como em sua economia.
Ao mesmo tempo, a proibição de produção e consumo de bebidas alcoolicas fez eclodir um grande número de novos milionários que passaram a comercializar tais produtos de maneira proibida, provocando considerável aumento do crime organizado.
Embora Fitzgerald, assim como Nick Carraway no seu romance, idolatre os ricos e o glamour da época, nenhum deles se conformava com o materialismo sem limites e a ausência de moralismo que se traduziam em decadência.
The Great Gatsby não se popularizou logo de cara, mas foi adaptado para uma peça da Broadway e um filme de Hollywood. 
Esquecido durante a crise de 1929 e na II Guerra Mundial,  entre 1945 e 1953 foi republicado e difundiu-se rapidamente ao encontrar um grande número de leitores, sendo considerada como o Grande romance americano e um clássico literário.
 Atualmente "O Grande Gatsby" tornou-se o texto padrão em todas as escolas superiores e universidades  em todo o mundo que estudam a literatura dos Estados Unidos.
A obra está classificada em segundo lugar no top 100 das melhores novelas do século XX.]

[editar]

Nenhum comentário:

Postar um comentário